Consultar Saldo e Extrato do FGTS

A partir de março de 2017 estará disponível para o trabalhador os valores de FGTS inativos, mas claramente antes é preciso saber quanto existe de saldo nas contas para ser sacado, mas como consultar saldo e extrato do FGTS?

Acredite não existe somente o método das agencias físicas para que se consulte saldos e extratos, citaremos a seguir as melhores formas de consultar saldo e extrato.

Vamos saber o Que é o FGTS?

O FGTS é o fundo de garantia por tempo de serviço sendo um direito do trabalhador brasileiro que é constituído por LEI, a intenção principal da existência deste saldo e garantir que o trabalhador tenha uma boa reserva de dinheiro para situações de emergência e para futuros investimentos.

Como Consultar os Extratos do FGTS

Para consultar saldo e extrato do FGTS que funciona o documento comprovando a quantidade de dinheiro que você já tem guardado, para que você tenha conhecimento e possa usar os valores para atividades de investimento ou emergências com a saúde.

Existem algumas opções para que você tire um extrato retirado por meio de consulta online, mas é possível que este comprovante não seja aceito por algumas instituições por não se tratar de documento oficial.

Por isso vamos aprender encontrando todas as formas de retirar extratos do FGTS.

Acessando os Extratos do FGTS pela Internet

Primeiro Passo: Acesse o site http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/index.asp vá até o fim da página e selecione a opção de extrato completo.

Clique em um botão que tem cor amarela que tem por nome “Consultar extrato completo do FGTS” sendo direcionada para uma nova aba, essa é uma das maneiras mais simples de consultar o PIS na internet.

No espaço agora preencha o seu numero de PIS (Numero esse que esta na sua carteira de trabalho) juntamente com a senha.

Caso você não tenha ainda a senha basta clicar no botão azul que fica logo abaixo no site do FGTS.

Caso você não saiba o numero do PIS basta verificar a sua carteira de trabalho, que já vem automaticamente colocada na sua carteira.

Acessando os Extratos do FGTS pelo Celular

Para consultar saldo e extrato do FGTS também é disponibilizado o serviços de SMS informando assim o trabalhador o saldo disponível no fundo de reserva.

É muito fácil aderir ao serviço sendo que é gratuito para isto você devera acessar o site http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/index.asp quando acessar clique em “saldo FGTS pela internet”.

Mas o cadastro no site não deixa somente o alerta para o saldo do FGTS, mas qualquer movimentação que ocorra na sua conta, fazendo com que a fiscalização dos depósitos seja melhor feita pelo trabalhador.

Outra opção muito interessante consultar saldo e extrato do FGTS pelo telefone do 0800 726 0207 totalmente gratuito.

Esta é uma das opções que esta entre as melhores isso por que você não fica mais preso ao computador tendo que acessar todos os meses para saber o saldo ou se dirigir a uma agencia para isso.

Acessando Pelo Aplicativo de Celular

Caso você tenha que consultar saldo e extrato do FGTS com muita frequência o mais recomendado neste caso sem dúvida é o aplicativo de celular, para que você consiga instalar em seu dispositivo móvel é muito fácil.

Vá até aplicativo do Apple Store ou Play Store e digite FGTS no buscar, lá você terá todas as informações sobre a sua conta e como utilizar da maneira mais correta o aplicativo.

Retirando Pessoalmente os Extratos

Como uma opção quando todas as outras não se aplicarem a retirada dos comprovantes e extratos e indo pessoalmente as agencias da Caixa Econômica Federal, dentro da agência você poderá ser auxiliado e orientado aos procedimentos corretos para o saque.

Para que você consiga retirar o extrato na consulta não deixe de levar seus documentos de identificação como identidade ou carteira de trabalho.

Como Funciona o Extrato Completo?

Este é um extrato muito completo e serve para conferencia da movimentação que vem acontecendo no fundo de garantia nos últimos 6 meses, servindo para fiscalizar se os pagamentos estão sendo feitos corretamente.

Algumas informações também podem ser alteradas caso seja necessário como:

  • Seus dados Cadastrais.
  • Dados de Cadastros do Empregador.
  • Data do último depósito em conta.

Contem todo o histórico de movimentação com 6 meses registrados, lembrando sempre que se você trabalhou em mais de uma empresa não terá uma conta diferente, só muda o nome do empregador que faz o deposito.

Quem tem Direito ao Fundo de Garantia

Não são todos os trabalhadores que tem direito ao Fundo de Garantia de Serviço veja quais os trabalhadores tem direito e podem obter os benefícios do Governo.

  1. Trabalhador com registro na CLT de trabalho formal.
  2. Trabalhadores rurais ou temporários, avulsos e até mesmo safreiros.
  3. Atletas profissionais também se enquadram neste quesito.
  4. Empregada domestica sendo acordado a preferência do empregador em recolher o FGTS ou não.

Amigo leitor se você gostou deste artigo e achou ele bem explicativo, esclarecendo as suas dúvidas, não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais afinal de contas sua opinião é muito importante para nós.