Como faço para sacar dinheiro do FGTS, fundo de garantia? CONSULTAR AQUI

O presidente atual de o Brasil Michel Temer abriu para que os trabalhadores possam sacar os recursos do FGTS que são das contas inativas, com um grande potencial de injetar quase 30 milhões na economia, mas como sacar o FGTS normalmente? Fora desta facilidade das contas inativas?

Para informar melhor o trabalhador vamos citar alguns pontos importantes a seguir confira!

O que é o FGTS

A sigla do FGTS diz respeito ao fundo de garantia por tempo de serviço do trabalhador que é referente a 8% do salário do trabalhador, que fica como obrigação do empregador reter e depositar em uma conta aberta da Caixa Econômica Federal.

O grande objetivo deste fundo de garantia ou FGTS é auxiliar o trabalhador caso ele seja demitido ou tenha tido de qualquer forma o vinculo de trabalho encerrado, seja por algum motivo de doença, catástrofes naturais.

É interessante mencionar que para o saque do FGTS não é descontado do trabalhador mais sim uma obrigação do empregador.

Quem Tem Direito ao FGTS

Todo o trabalhador que tem contrato de trabalho regido pelas normas da CLT tem um direito obrigatório a receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

É preciso entender que o recebimento do FGTS é indireto, uma vez que o próprio empregador faz os depósitos e não mesmo o empregado, valendo reforçar aqui uma importante informação.

Portanto quem paga o fundo de garantia é o empregador e não o empregado, mesmo que seja retirado do salário do empregado, até mesmo por que o montante faz parte o valor salarial.

Para o saque do FGTS quem tem direito de Receber?

  • Trabalhadores Rurais;
  • Trabalhadores Temporários;
  • Trabalhadores Avulsos;
  • Os operários conhecidos como safreiros, que trabalham no período de colheita;
  • Os Atletas Profissionais;
  • Empregada Domestica;
  • Todos que trabalham em regime CLT.

Como Consultar o Extrato do FGTS

Para consultar o extrato do FGTS você deve conter as informações tais como o numero do NIS/PIS é uma senha de internet que foi cadastrada por você no momento da solicitação do Cartão Cidadão.

No serviço de extrato do FGTS é apresentado os dados cadastrais e todos os lançamentos no período de 6 meses.

Como Consultar o FGTS pelo celular

Para poder consultar e como sacar o FGTS sabendo dos valores pelo celular é necessário que você possua um celular com acesso a internet.

O serviço é acessado através de aplicativo na internet onde o serviço é possível ser acessado mediante ao numero de NIS/PIS e de uma senha de internet que foi cadastrado em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Como utilizar o FGTS para casa própria

O saldo das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado para o pagamento da casa própria seja para completar o valor ou utilizar como entrada de um financiamento.

É possível também utilizar o saldo do FGTS para compra de um imóvel ou construir um imóvel residencial podendo ser utilizado o pagamento total ou pagamento parcial.

É possível também utilizar e como sacar o FGTS e seus valores para quitação totalmente da sua divida ou pagando parte do saldo devedor, claro que o contrato deve estar dentro dos quesitos do financiamento do Sistema Financeiro Habitacional.

O pagamento de parte do valor das prestações reduzindo em até 80% o valor das suas parcelas em até 12 meses consecutivos, desde que esteja dentro dos padrões do Sistema Financeiro Habitacional.

Saque em contas inativas

O saque do FGTS por tempo de Serviço já começou para os nascidos em Janeiro e Fevereiro se estendendo até o dia de 31 de julho seguindo para os demais de acordo com a data de nascimento de casa trabalhador.

O saque do FGTS das contas inativas pretende beneficiar cerca de 1,65 milhões de trabalhadores que receberão os valores creditados em suas contas diretamente na Caixa Econômica Federal.

Podendo sacar com o Cartão Cidadão nos terminais do autoatendimento ou em casas lotéricas, os demais deverão procurar as agências da Caixa Econômica para tal.

Abaixo podemos ver o calendário do saque de FGTS.

calendário fgts 2017

Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando?

Sim! Se você tiver saldo de contas antigas e inativas anteriores ao ano de 2016, poderá sim sacar mesmo estando empregado.

Como Cadastrar sua Senha para Acesso aos Serviços Online

Para conseguir cadastrar a senha de acessos aos serviços online da Caixa é necessário acessar o site www.caixa.gov.br/extrato-fgts informando o número do seu NIS/PIS clicando em cadastramento de senha lendo regulamento e aceitando os termos.

É importante preencher todos os dados corretamente com seus dados pessoais e inclusive o número do titulo de eleitor.

Gere uma senha eletrônica de 8 dígitos e confirme, logo depois você será notificado sobre a realização do cadastro.

Depois de ter feito todo o processo preenchendo os campos aperte apenas OK, pronto agora você já pode consultar o extrato para pode sacar o FGTS.